fbpx

Casa das Laranjas

ÁREA TERRENO:

Propriedade Rural

ÁREA CONSTRUÍDA:

500,00m²

INICIO:

2009

CONCLUSÃO:

2012


Uma construção modernista, com linhas sóbrias.

Localizada no município de Goianápolis, a Casa das Laranjas nasceu de um sonho das proprietárias em reformar uma antiga sede de fazenda, onde o cultivo de laranjas é a sua atividade principal (daí o seu nome de batismo).

Os primeiros traços foram feitos literalmente em cima das paredes do imóvel existente, no intuito de simplificar o projeto, gerando custos menores e otimização na execução. Ao longo deste processo, o projeto foi ganhando corpo e elementos mais marcantes foram aparecendo.

Desta forma, planos, volumes e balanços surgiram como pontos principais do traçado. 

Uma parede de pedra corta os volumes ao meio, separando o íntimo do social, este coberto por uma grande laje em concreto aparente, cujo balanço abraça a varanda.

Materiais da região também foram inseridos, dando um caráter de regionalidade à nova casa. 

Pedras vindas de Pirenópolis, madeiras de demolição, reboco aparente, concreto…são os materiais principais desta composição.

Um grande pergolado, metade metálico – metade em madeira, cobre o acesso à garagem, que por sua vez, tem a dupla função de abrigar os carros e/ou resolver uma área de refeições, tipo copa íntima. 

Este mesmo elemento, também se porta como elemento de ligação entre a piscina / deck e a cozinha, criando um acesso semi-coberto e gerando uma estrutura bastante marcante, resolvendo a fachada posterior.

A piscina, por sua vez, foi inserida neste contexto como novidade, aliviando a aridez do terreno e trazendo umidade para esta varanda/deck posterior, onde o sol da tarde se põe.

A Casa das Laranjas, concluindo, se tornou uma construção modernista, com linhas sóbrias, traçado regular, planos marcantes, trazendo uma nova perspectiva à fazenda: passou a ser a moradia principal das proprietárias.






Outros Projetos